Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player









 
Educação Ambiental
Ar Livre
Formação
Intercâmbio
 
 
 
Escola de Educação Ambiental da Carriça
Cursos de Água
Ecoclube Salta Fronteiras

Salta Fronteiras Associação | Tel. 963 763 102 - Fax: 253 590 195 - saltafronteiras@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Salta Fronteiras - Ser Associado

Plano de Actividades - 2011

AGENDA DO ANO

 

 

Actividades Salta Fronteiras 2011.

 

Março

5 e 12 - Rio Borbela conVida - acções de limpeza do rio numa parceria com a Junta de Freguesia de Macieira da Lixa, Ecotorgas, Lixanima e Salta Fronteiras.

25 e 26 - V Travessia de Portugal - da fronteira ao mar. Ar Livre.

Abril

9 Abril - Assembleia-Geral.

11 a 21 Abril - Férias de Páscoa na Escola - construções na Escola em harmonia com o meio ambiente. Actividades: compostor, plantas do lago (campo de trabalho voluntário para crianças, jovens). Escola de Educação Ambiental.

17 Abril - Rota dos Museus - exposição Darwin, no Jardim Botânico do Porto. Ar Livre

22 Abril - Comemoração do Dia Mundial da Terra - plantação de um pequeno canteiro de hortícolas. Escola de Educação Ambiental.

Maio

Fim de tarde na Escola - plantações na Escola - actividade anti-stress e de ligação com a terra (todos os dias). Escola de Educação Ambiental.

Concurso Logótipo - “A carriça da Escola de Educação Ambiental” - a mascote. Escola de Educação Ambiental.

7 Maio - Plantação em Mandala - para todos os que querem participar e conhecer este conceito inovador de agrícultura. Escola de Educação Ambiental.

20 Maio - Laboratórios Vivos - saída de campo com alunos do 11.º ano, da Escola Secundária de Felgueiras. Escola de Educação Ambiental.

21 Maio - Percurso pedestre - “à descoberta do Monte do Seixoso” (percursos mensais aos pontos mais altos do Concelho, integrados no Ano Internacional da Floresta). Escola de Educação Ambiental.

24 Maio - Laboratórios Vivos - saída de campo com alunos do 11.º ano, da Escola Secundária de Felgueiras. Escola de Educação Ambiental.

28 Maio - Formar - workshop de construção de fornos solares e patuscada solar. Formação.

Junho

Fim de tarde na Escola - plantações na Escola - actividade anti-stress e de ligação com a terra (todos os dias) Escola de Educação Ambiental.

6 Junho - Comemoração do Dia Mundial do Ambiente - actividades em parceria com a Escola EB 2,3 da Lixa. Escola de Educação Ambiental.

11 Junho - Percurso pedestre - “à descoberta do Monte de Santa Marinha” (percursos mensais aos pontos mais altos do Concelho, integrados no Ano Internacional da Floresta). Escola de Educação Ambiental.

18 Junho - Festa dos anos 80.

26 Junho - Rota dos Museus – Museu Soares dos Reis. Ar Livre.

Julho

Fim de tarde na Escola - plantações na Escola - actividade anti-stress e de ligação com a terra (todos os dias). Escola de Educação Ambiental.

2 Julho - Percurso pedestre “à descoberta do Monte do Sr. dos Perdidos” (percursos mensais aos pontos mais altos do Concelho, integrados no Ano Internacional da Floresta). Escola de Educação Ambiental.

8 a 10 Julho - intercâmbio - "agricultura - a descoberta mais antiga e mais moderna da humanidade". Escola de Educação Ambiental.

23 Julho - 12 anos a Saltar Fronteiras - Aniversário.

30 e 31 Julho - Descida de jangadas no Rio Douro - V Manifestação Ambiental (Organização para a Promoção dos Ecoclubes).

Agosto

27 a 3 (Setembro) - Campo de Voluntariado Jovem - Aqui há Floresta! Escola de Educação Ambiental.

Setembro

25 Setembro - Percurso pedestre “à descoberta do Monte dos Maragoutos” (percursos mensais aos pontos mais altos do Concelho, integrados no Ano Internacional da Floresta). Escola de Educação Ambiental.

Outubro

22 e 23 Outubro - VI Travessia de Portugal - da fronteira ao mar. Ar Livre.

29 e 30 Outubro - Participação no 5º EMAX - Encontro Mostra Associativa Juvenil - Galiza. Intercâmbio.

Novembro

5 e 6 Novembro - Curso Consumo Sustentável. Formação. 

12 Novembro - Percurso pedestre “à descoberta do Monte Sra. Aparecida - Pinheiro” (percursos mensais aos pontos mais altos do Concelho, integrados no Ano Internacional da Floresta). Escola de Educação Ambiental.

19 e 20 Novembro - Participação no 11ºEncontro Nacional de Associações Juvenis - Viseu. Intercâmbio.

Acções de Reflorestação. Escola de Educação Ambiental.

Dezembro

10 Dezembro - “A Floresta portuguesa e plantas invasoras". Escola de Educação Ambiental.

17 e 18 Dezembro - Workshop do Lixo ao Luxo. Formação.

Acções de Reflorestação. Escola de Educação Ambiental.

 

Observações

O programa Rota dos Museus tem uma calendarização trimestral (as datas e locais do 3.º e 4.º trimestre serão divulgadas no site www.saltafronteiras.org);

A Salta Fronteiras pode alterar ou cancelar as actividades agendadas, por motivos imponderáveis. Todos os participantes inscritos são informados via e-mail das alterações;

Todas as actividades, inscritas no plano 2011, não têm carácter lucrativo, qualquer taxa de participação servirá para pagamento de despesas inerentes ao custo da organização;

As inscrições para as actividades são válidas através de envio de e-mail para saltafronteiras@gmail.com, ou através de preenchimento de formulário disponível para o efeito;

As actividades estão divididas em 4 áreas: Escola (Educação Ambiental), Ar Livre, Formação e Intercâmbios;

As actividades planeadas são para os associad@s da Salta Fronteiras – com excepção das actividades da Escola de Educação Ambiental, que são abertas a toda a comunidade -, no entanto, são sempre aceites convidados, com a informação de “participação livre”, se a Direcção autorizar ou assim deliberar;

As actividades de representação, conferências, apresentações, debates, etc. não estão no plano 2011, mas são apresentadas na rubrica de notícias do site da Salta Fronteiras, sempre que aconteçam.

Os associad@s podem – e devem! - participar na organização das actividades, bastará para isso, que informem a Direcção dessa intenção e qual o contributo que podem dar.

 

 


Tipo Actividade: Outros

Apoios:

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player