Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player









 
Educação Ambiental
Ar Livre
Formação
Intercâmbio
 
 
 
Escola de Educação Ambiental da Carriça
Cursos de Água
Ecoclube Salta Fronteiras

Salta Fronteiras Associação | Tel. 963 763 102 - Fax: 253 590 195 - saltafronteiras@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Salta Fronteiras - Ser Associado

Rio Borbela comVIDA - 4, 5 e 12 Março 2011


 

A Salta Fronteiras participa e convida.

Com os primeiros raios de sol a anunciar a Primavera, um conjunto de Entidades concelhias decidiu juntar-se e promover o Meio Ambiente. O cenário escolhido? Rio Borbela. Para muitos este será, porventura, um nome desconhecido de um rio pouco conhecido. Atravessando ao longo de 7kms as freguesias de Borba de Godim e de Macieira da Lixa, este é um curso de água que carrega muita história, mas que corre para um futuro incerto.

 

Partindo do trabalho desenvolvido em 2010 com a Iniciativa Limpar Portugal - que permitiu juntar cerca de 100 mil voluntários que recolheram mais de 70 mil toneladas de lixo da floresta portuguesa, sendo que em Felgueiras a Iniciativa contou com mais de 500 voluntários e recolheu cerca de 200 toneladas de lixo - a Junta de Freguesia de Macieira da Lixa e as associações concelhias: EcoTorgas, LixAnima e Salta Fronteiras; levam a efeito, no mês de Março, uma campanha de acção ambiental que visa, essencialmente, promover a ligação da população lixense com este rio.

A campanha encontra-se dividida em 3 dias - 4, 5 e 12 de Março.

No dia 4 realiza-se na sede da Junta de Freguesia de Macieira da Lixa, a partir das 21h, um fórum, intitulado "Histórias do Rio", onde os participantes poderão melhor conhecer a importância dos rios, como os deveremos preservar e ouvir daqueles que viveram o rio, histórias de outros tempos que serão também, em muitos casos, nossos.

No dia seguinte, 5 de Março, ao longo da manhã, será efectuado um percurso de reconhecimento do Rio Borbela. Além de dar a conhecer o curso do rio e contemplar toda a sua envolvente, este percurso irá permitir identificar os pontos que necessitam de intervenções de limpeza. O encontro está marcado para as 9h na Junta de Freguesia de Macieira da Lixa e aconselha-se que os participantes levem roupa e calçado adequado, bem como um pequeno lanche.

O último dia, 12 de Março, será o culminar desta Campanha, em que será efectuada ao longo da manhã uma limpeza do rio. O ponto de encontro será junto ao campo de futebol de Macieira da Lixa, às 9h. Aconselha-se o uso de luvas e calçado adequado. No final da Acção, os participantes irão confraternizar com um lanche que se estenderá pela tarde, onde não faltará a animação, a amizade e certamente muitas histórias para contar.

A participação da população local é demais importante para o sucesso desta Iniciativa, pelo que todos serão bem-vindos.

Na lógica do trabalho desenvolvido pela organização conjunta destas 4 Entidades, a participação de outras associações, de seus membros, associados e amigos será um importante trunfo e um brinde ao espírito associativo que Felgueiras, e a Lixa em particular, muito poderá orgulhar-se.

Participa.

 

 


Tipo Actividade: Educação Ambiental

Apoios:

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player